Cada um tem o herói para chamar de seu, seja ela um homem força e com visão de raio x, uma mulher de outro universo, um Deus poderoso com seu martelo, uma Deusa e sua força descomunal, bilionários que usam suas influencias e verbas para salvar o mundo, ou até mesmo um cachorro voador. Mas sabemos que basicamente muitos destes heróis são marca registrada de determinadas culturas, são heróis de seu País, e é óbvio que os Japoneses não ficariam de fora dessa, e é isso que iremos abordar por aqui. Vamos conhecer a origem do gênero que trouxe os heróis nipônicos para o ocidente, que fez uma legião de fãs, seja pela nostalgia ou por curtir as marcas culturais ali apresentadas, e eis aí que entra o Tokusatsu.
Mas afinal, o que é o Tokusatsu?
“Tokushu kouka satsuei” ou simplesmente Tokusatsu, é um termo em japonês para filmes ou séries que usam os efeitos especiais como um forte artifício, como os populares filmes de Kaijuus (os famosos monstros gigantes) como Godzilla e Gamera, as séries de super-heróis coloridos como o Super Sentai, os Kamen-Raiders, os grandes motoqueiros guerreiros e por aí vai. Apesar de toda popularidade destes personagens, a maioria dos filmes e seriados em Tokusatsu não são amplamente conhecidos fora da Ásia, sendo muitas vezes usado como chacota por aqui.
E como tudo começou?

O tokusatsu tem suas origens no início do teatro japonês, especificamente no kabuki, ou cabúqui, que é uma forma de teatro japonês, conhecida pela estilização do drama e pela elaborada maquiagem utilizada pelos seus atores. E também tem origem no bunraku, é uma forma de teatro de bonecos japoneses, e é uma herança da cultura popular que serve para contar as histórias do Japão antigo. Contudo, foi apenas no início dos anos 50 que o estilo tomou forma. Quando o gigante Godzilla destruiu Tokyo pela primeira vez, onde além de fundar o gênero, ele também criou outro, o “Kaiju Eiga”, trazendo outros nomes como Gamera e King Ghidorah.
O artista de efeitos especiais Eiji Tsuburaya e o diretor Ishiro Honda tornaram-se as forças motrizes por trás do Godzilla de 1954. Tsuburaya, inspirado no filme estadunidense King Kong, formulou muitas das técnicas que se tornariam peças básicas do gênero, como a chamada adequação – o uso de um ator humano em uma fantasia (através da técnica animatrônica) para interpretar um monstro gigante – combinado com o uso de miniaturas e conjuntos de cidades em escala reduzida. Godzilla mudou para sempre a paisagem da ficção científica, fantasia e cinema japoneses, criando uma visão exclusivamente japonesa em um gênero tipicamente dominado pelo cinema estadunidense.

E eis a evolução
Com este início, os monstros dominaram o gênero, e foi em 1957, que Shintoho produziu o primeiro filme com o super-herói conhecido como Super Giant, sinalizando uma mudança de popularidade que favoreceu heróis mascarados sobre os monstros gigantes chamados de “Kyodai Hero”, em que o protagonista de tamanho normal cresce a proporções maiores para lutar contra monstros gigantes. Os primeiros heróis do gênero foram Magma Taish e o famoso, até hoje, Ultraman.
Na sequência outros gêneros e subgêneros foram surgindo, aumentando ainda mais a popularidade do Tokusatsu ao redor do mundo. Logo mais falaremos sobre cada um destes subgêneros do mesmo.

O Tokusatsu no Brasil
O tokusatsu chegou na televisão brasileira somente em 1964, com a exibição de National Kid pela TV Rio e pela TV Record, logo em seguida sendo exibido pela TV Globo, seria está que inclusive ficou extremamente famosa nas décadas seguintes, mas infelizmente sendo meio esquecida nos dias de hoje. Ainda na década de 1960, outras séries chegaram ao Brasil como Vingadores do Espaço, Ultra Q , Ultraman e Ultraseven na TV Bandeirantes, Príncipe Dinossauro (TV Bandeirantes) e depois exibido na TV Record no começo da década seguinte.
Na década seguinte, Esper chega à TV Tupi e Ultraman também passa a ser exibido pela Rede Tupi em 1974 junto com outras duas séries da mesma franquia, Ultraseven e O Regresso de Ultraman, onde fizeram sucesso. Além deles, séries como Vingadores do Espaço e Robô Gigante também foram exibidas pela Tupi e a partir de 1979 toda franquia Ultra e Vingadores do Espaço e Robô Gigante passaria a serem exibidos pela TV Record em parceira com a TVS Canal 11 do Rio de Janeiro.

Nos anos 1980, Spectreman chega à TV Record em 1981 e depois passa a ser exibido pela TVS (atual SBT) em 1983. Em 1988 Jaspion e Changeman chegam ao Brasil, através de um investimento arriscado do empresário Toshihiko Egashira em parceria com a Rede Manchete, o canal de maior nostalgia por aqui quando falamos de Cultura Asiática, e ao contrário do que pensavam, as séries obtiveram um enorme sucesso. Assim, o gênero tokusatsu atinge o seu auge de popularidade, gerando uma explosão do gênero de super-heróis japoneses no Brasil, abrindo as portas do mercado para a vinda de novas séries e a venda de brinquedos e produtos licenciados. A popularidade dos super-heróis japoneses continuou até por volta de 1995, quando o gênero tornou-se cada vez menos explorado até desaparecer das principais redes de TV brasileiras quase que por completo no início dos anos 2000.
O que sobreviveu de tokusatsu foi a franquia nipo-americana Power Rangers, criada por Haim Saban e que utiliza as cenas de ação das séries originais e as adapta para o público norte-americano. Sendo a franquia norte-americana, seus custos de aquisição, licenciamento comercial, tradução e dublagem se mostram muito mais baratos do que os das séries originais, de maneira que o investimento na adaptação — em detrimento da série original — seria economicamente mais seguro e lucrativo.

Em 2000, a Rede Record exibiu a série Ultraman Tiga. Em 2006, o filme Ultraman The Next foi lançado oficialmente no Brasil em DVD pela Impact Records e em 2007, foi lançado o longa-metragem Ultraman Tiga – A Odisseia Final, pela mesma empresa. Em 2008, o canal Cinemax exibiu o filme “Ultraman Mebius & Ultraman Brothers”.
Em outubro de 2008, foi confirmada a aquisição da série Madan Senki Ryukendo pela RedeTV!. A série estreou em 2009, e apesar de muitos fãs terem criticado a dublagem (tirada da dublagem em espanhol), a série completou sua exibição até o final. Em 2009, a empresa Focus Filmes, anunciou a compra dos direitos e o lançamento de três séries do gênero em DVD: Jaspion, Changeman e Jiraiya, todas exibidas pela Rede Manchete nas décadas de 80 e 90. As três séries foram lançadas em boxes no mesmo ano. Posteriormente, a empresa lançou a série Jiban, também clássico da Rede Manchete, completa em dois boxes. Em 2012 o canal de tv paga TCM reprisa uns filmes clássicos de tokusatsu, no canal passou Godzilla, Rodan, Mothra, The H-Man, The Manster e The Green Slime.
Entre 2014 e 2015, o serviço de streaming Crunchyroll exibiu as séries Ultraman Leo, Ultraman 80, Ultraman Mebius, Ultraman Max e a recente Ultraman X, além disso, filmes da franquia foram distribuídos pela Focus Filmes e exibidos no canais da rede HBO. Em Outubro de 2019, os primeiros 5 episódios de Kamen Rider Zi Oh fizeram sua estreia no canal Tokusato da Sato Company no Youtube.

E a partir daí, o Tokusatus começou a ganhar mais força pelo streaming, seguindo em 2022 estreando o remake da série Black Kamen Rider na Amazon Prime com legendas em Português para o Brasil. Reboot do clássico Kamen Rider Black (1987-88), com 10 episódios, com duração de aproximadamente 40 minutos cada. Também e m2022 foi disponibilizado na Prime Video a série Kamen Rider Kuuga de 2000. É a primeira da leva de series da franquia Kamen Rider a estrear na Amazon Prime. Já que em 2023, foi disponibilizada a série Kamen Rider Agito de 2001, seguida por Kamen Rider Build de 2017, o filme Shin Kamen Rider, Kamen Rider Ryuki de 2002, Kamen Rider 555 de 2003 e Kamen Rider Blade de 2004.
Ou seja, o tokusatsu está firme e forte por aqui, pelos menos com os Kamen Riders, já que os Power Rangers atrapalham um pouco a entrada do Super Sentai por aqui, mas quem sabe isso um dia mude.
